RSS

Like

Medo!



Ai que medo!
Medo de barata, de lagartixa, da cozinha depois do almoço de domingo quando todos estão em casa, medo de cancelarem sua série preferida, medo de ter que esperar um ano ou mais para ler a continuação de um livro que você adorou, medo do celular quebrar, do computador estragar, da internet cair! Medo do tratamento da minha doença quando meus rins pararem de funcionar, se pararem, porque não tenho medo de ter esperanças. Medo é medo, cada um com o seu!
Eu fiquei com muito medo quando descobri a minha nova condição de saúde. Posso até dizer que eu dei sorte porque é uma doença silenciosa e a maioria dos doentes só descobrem quando já precisam de hemodiálise ou morrem sem nem saber da doença, eu ganhei tempo ao descobrir antes da coisa piorar muito e só porque meus pés inchavam.
Ter sorte não me impediu de ter medo de morrer, de não poder acompanhar a vida dos meus filhos e dos meus familiares, das pessoas que amo. Ainda tenho medo. O problema nem é morrer, o problema é ficar morto!
Eu luto praticamente diariamente contra a ansiedade, a expectativa, o medo. É quase uma luta armada, só não dou tiros porque aulas de Budismo e Meditação (este assunto dá um post legal), estão me ajudando muito, mas o dia de ir ao médico e o dia de olhar os resultados de exames são dias de terror. Seja lá o que for que o médico diga, eu choro. Eu acho um motivo para chorar. Se a notícia for boa eu choro, se for ruim eu choro, se não mudou nada, eu choro. E não adianta falar nada não porque eu choro também!
Chego em casa e me jogo no sofá, choro o resto do dia, vou dormir chorando e no outro dia eu já esqueci e começo a enfrentar, o que tiver que ser, será.
Claro que eu acho que mereço o Oscar de melhor choradeira sem motivo e com motivo também! Oscar de maior variedade de choros! É meu! Mas considerem também que agora eu já consigo até fazer umas piadinhas boas sobre o assunto e que apesar de tudo, eu consigo esquecer o medo e até que estou doente, quando não estou chorando.
Por falar em medo, eu acho que meu médico tem um pouco de medo de mim. Eu dou muito trabalho pra ele, tenho sempre uma complicação que muitas vezes eu mesma provoquei, muitas vezes querendo ajudar, eu atrapalho. Depois que ele me examina ele passa pelos menos uns 15 minutos fazendo a minha “lista de medicamentos”, outras pessoas recebem a receita, eu a lista! Eu o procuro por e-mail, sms, whatsapp, telefone e se precisar, até no grito e ele aceitou a Gabi como amiga no Facebook!!!!! Dr. Gui é incrível e um médico excelente.
Às vezes eu faço uma piadinha besta e ele quase ri, às vezes ele não aguenta e ri. Depois ele liga o modo sério e me dá as instruções para a minha doença que não é fácil, não pode beber água, mas não pode ficar sem beber, não pode comer legumes sem ferver antes, feijão tem que ficar 14 horas de molho, não pode inchar, nem desinchar demais, é o pode sem poder e o não pode podendo!
Se justiça tiver alguma coisa a ver com isso, é justo. Estou doente, mas encontrei boas pessoas que me ajudam e um bom médico pelo qual aprendi a ter respeito e um pouco de dó. Dó porque eu sou paciente dele e dó porque, lembram daquele Alemanha 7 x 1 Brasil? Ele estava lá no Mineirão, assistiu aquilo tudo ao vivo e à cores, não é pra ter dó?



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

12 comentários:

Pandora disse...

Você é uma pessoa sem precedentes Marise. Daquelas que a gente gosta e gosta de gostar [como a Mi por exemplo]. Eu lamento muito, sofro, choro, quando coisas difíceis acontecem a pessoas como você... e contemplo absurdada a forma como você enfrenta essa questão toda, o medo e tudo mais... fico sem palavras... mas como sou geminiana até meu sem palavras é prolixo néh?!?! Enfim... Você é demais....

janaina disse...

Como te entendo ...
Agora fiquei na dúvida peninha do médico pelo 7x1 ou te ter como paciente ......... oh dúvida cruel

Marise disse...

Obrigada Pandora! Você é imã pessoa bondosa, te admiro.

Marise disse...

Pelos dois né? Principalmente por me ter como paciente, claro!

disse...

Marise
Se tu escrevesses aqui que não tá sentindo nada nesse momento (medo, ansiedade, pavor, tristeza, raiva ou qqr desses) aí sim eu ia ficar muito desconfiada,rs...
(Pensei em não falar, mas pesei os troço e acho que pode ser que te ajude)
Quando passei por aquilo que contei e mais algumas coisas-outras (gravíssimas) que doeram muito fundo- tive uma crise de choro que começou num sábado e no domingo ainda chorando fui procurar um atendimento de emergência pq ainda não tinha parado. Eu não conseguia parar-nem querendo.
Dia seguinte, segunda procurei um psiquiatra e foi a melhor coisa que fiz. Fiz tratamento com medicação durante dois meses. Os remédios me ajudaram a me reerguer e me devolver a sanidade. Tenho pânico até hoje, mas sei qdo uma crise começa e o que a desencadeia, e por saber o que tenho ficou bem mais fácil eu me controlar (na medida do possível, mas ficou mais fácil, sim). Os sintomas são terríveis mas me fortaleci de certa maneira com a ajuda médica e da medicação.
Sempre fui uma pessoa que teve domínio sobre a vida só que chegou a um ponto em que tive que enxergar que sozinha eu não conseguia mais dar conta de tudo- euzinha, a toda poderosa- precisava de ajuda. Foi a melhor coisa que fiz, acredite.
Nem parente e nem ninguém conseguiria me ajudar mais naquele momento do que esse médico me ajudou por mais que tentassem... Com o tratamento fui me acalmando, me dando conta de "meus limites" pq eu os havia perdido em meio as necessidades que se impunham a minha frente só pq achava que eu tinha obrigação de "conseguir fazer tudo" por todos ao meu redor, além de mim -me dei conta aí de que "eu" estava sempre em último lugar de qqr lista.
A própria sociedade aliada a certas "filosofias" que nos enfiam goela abaixo durante nossas vidas acabam por colocar uma supercarga de obrigações na gente, principalmente em nós mulheres... passar por situações difíceis faz a gente crescer,ponto, mas sofrer não é bom pra ninguém.Temos limites e temos que respeitá-los.
Precisando procura ajuda externa messssssmo pq ela só pode melhorar e minimizar o que vens sentindo, seja psiquiátrica, seja florais, homeopatia, mas busca essa ajuda pq só vai ser muuuuuuuuuito bom!
Como eu te disse eu pensei bem antes de expor isso, mas tb pesei... Sei que cada um precisa ter a sua própria experiência, mas tb sei, hoje, como fiz m... tentando empurrar com a barriga certos sentimentos por medo de não conseguir ser uma pessoa forte, aquela que todo mundo esperava que eu fosse. Veja só: hoje, sim, eu sou uma pessoa mais forte pq tenho muito mais consciência dos meus limites, já pensou?
Adorei ler tu relato, apesar da veia cômica, a tua sensibilidade refletida na escrita não tem preço! Bjãooooooooo pra ti e pra toda a galera

Unknown disse...

Poderia ter dó duas vezes do seu médico né? Mas, hahahahaha... Ter visto ao vivo aquele vexame... Mas por ser seu médico, é até sortudo, por ter a chance de conhecer, mesmo como paciente, a pessoa ímpar que você é!

Marise disse...

Responder pelo telefone não dá certo não, quando ele escreve, é no lugar errado. Aff, perdi muita coisa que escrevi, mas vamos, lá!

Pandora, você é uma pessoa generosa, eu fico grata por conhecer você que tem me ensinado muito. Você é uma pessoa admirável e agradeço por ser tão gentil comigo.



Seus depoimentos aqui em Marte são para mim muito valiosos, eu tenho aprendido com você. No meio da dor perceber que outras pessoas sofrem é muito importante, parar de olhar o próprio umbigo é muito difícil pra mim, por isso cada palavra sua me preenche de conhecimento. Quando eu comecei a arrancar os cabelos o meu médico me disse para procurar um psiquiatra. Bem, eu tomo um ansiolítico, comecei a tomar para parar de fumar e gostei, continuo tomando. Parei de arrancar os cabelos e estou melhor, então ainda não fui, mas se a coisa ficar mais feia e eu ver que não vou dar conta eu corro mesmo e encaro o tratamento psiquiátrico. Se tem uma coisa que aprendi com tudo isso que está acontecendo comigo é que sozinho não se chega a lugar algum, muitas vezes precisamos de ajuda e eu sei que preciso de ajuda. Admiro sua coragem e força, muito obrigada.

Jana, tadinho do Doutorzinho, lidar comigo não é fácil não, mas azar dele, quem mandou ser bonito e competente?

Ah Regina, muito, muito obrigada. Também acho ele sortudo, além de me conhecer pegou uma paciente com uma doença rara, acho que ele adora este fato, kkkk. E acho que ele quer me curar, é muito empenhado, tomara que ele consiga!! bjs

Anônimo disse...

Vc esqueceu essa: quando eu for curada vou chorar, mais chorar de alegria pq Jesus me curou! Oh glória

Marise disse...

Deus te ouça Bruna!

Marise disse...

Deus te ouça Bruna!

Glória Tupper disse...

Dr. Gui é um felizardo, como nós, por poder desfrutar dessa mulher louca e deliciosamente divertida que você é, Marise!

disse...

Passando pra te deixar um abraçãooooooooo!!!bjssssssss

OBS: novo bbb começando. Sabes que é um ótimo vício pra adquirir e esquecer do resto, né? kkkkkkkkk... Tá, eu sei e vcs sabem q os últimos foram terrivelmente catastróficos, mas talvez esse seja melhor, quem sabe? E tu és ótima observadora, além de escritora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...