RSS

Like

'O Lado Bom Da Vida'

Imagem do Blog Enjoy

No mundo todo, encontramos na literatura médica 70 pessoas relatadas que sofrem do mesmo tipo de insuficiência renal que eu. Destas pessoas 8 tiveram registradas a evolução da doença. Um ficou curado, um ficou com os rins funcionando por um bom tempo, mas perdeu a função renal e nos outros o tratamento não surtiu nenhum efeito. Na maioria das vezes, pessoas com insuficiência renal só descobrem a doença quando ela já está em estado avançado e vão direto para hemodiálise porque é uma doença assintomática, eu só fui diagnosticada um pouco mais cedo porque inchava muito os pés e minha pressão sempre oscilava.
Apesar destas poucas informações eu aceitei fazer o tratamento porque eu poderia ser mais uma que conseguiria uma cura, ou uma melhora. Eu estou aceitando qualquer coisa!
Depois de inchar 10 quilos em uma semana e sofrer todos efeitos colaterais do uso da cortisona, inclusive inventando mais alguns com exclusividade, meu estado era deplorável.
A primeira palavra que aprendi foi equanimidade quando eu aceitei o convite do meu sobrinho para aprender a meditar e conhecer a doutrina Budista. Semanalmente eu, ele e a Marly fazemos seções de meditação.
Por que equanimidade?
Porque significa: 'não reagir às suas reações, quaisquer que sejam elas. A equanimidade cria um escudo ao redor das sensações da experiência para que a pessoa não reaja a elas com um desejo incontrolável. É como um interruptor que bloqueia a sequência normal na mente que vai da sensação ao desejo incontrolável, ao apego e ao sofrimento. Equanimidade não é frieza, indiferença ou apatia. A pessoa está presente no mundo, mas não é perturbada por ele. A amplidão da equanimidade é um grande estímulo à compaixão, à bondade e à alegria.'
Meditar é focar na respiração, se concentrar nela, sem perder seus sentidos, sentindo seu corpo, que deve estar em posição confortável, ouvindo os barulhos, sentindo o mundo ao redor.
E quando a gente começa a meditar também para porque sem querer, sem mais nem menos, sem motivo algum paramos de nos concentrar na respiração e vamos pensar em outras coisas, como por exemplo: o que vou fazer pro almoço? Que roupa vou usar na festa? Meu chinelo está horrível, preciso comprar outro. O que será que Barack Obama está fazendo neste momento? Será que a Angelina arrumou outro filho nestes últimos cinco minutos? Ai você lembra que estava meditando e volta a concentrar na respiração. Às vezes eu sento pra ver TV e começo a meditar, cinco horas depois, já fora do sofá, eu lembro que estava meditando, ai se der eu volto a meditar.
Você não precisa sentar naquela posição que se eu fizer vão ter que chamar o Samu com guindaste e um bombeiro hidráulico para me tirar dela. É sentar confortável de modo que você se sinta bem e focar na respiração, mas sem forçar, não precisa quase morrer sufocado ou quase explodir o pulmão de tanto segurar o ar. É respirar normal. Nem precisa fazer auuuummmmmmm. Pode ou não fazer, depende do que você quer.
É possível meditar fazendo o serviço de casa e ter atenção plena, como na hora de lavar a louça, sentir o sabão e a água nas mãos. Fazer as coisas com calma, falando menos (o que é quase impossível pra mim, não, é impossível), reduzir o hábito de ser multitarefas, concentre-se na respiração ao realizar atividades físicas, use fatos rotineiros, como telefone tocando, ir ao banheiro ou tomar água como sinalizadores para retornar à sensação de estar centrado.
Meditar também é colocar uma barreira nos pensamentos, não deixar se envolver pelos pensamentos ruins que rondam nossa mente.
Eu ficava muito ansiosa quando ia sair um resultado de exame, mas minha ansiedade não ia me ajudar em nada, pois antes mesmo de tirar o sangue o resultado já existia e eu não ia conseguir mudá-lo, eu conseguiria tendo feito a dieta direito nos dias anteriores ao exame, não ali, naquele dia que passei atualizando a página do laboratório de 2 em 2 segundos para saber o resultado.
A filosofia Budista é muito interessante e bem realista, mas eu não sei explicar aqui pra vocês tudo que tenho aprendido porque eu sou uma aprendiz que dá muito trabalho pro mestre e às vezes ele ensina alguma coisa e cinco minutos depois eu faço exatamente o contrário, mas me ajudou muito a aceitar, a enfrentar, a aguentar os piores dias.
É mais ou menos igual aquele "aceita que doi menos", mas eu insistia em sentir dor e sofrer antes e depois de ir ao médico, eu só ouvia a parte ruim, a parte boa eu ignorava completamente, por isso não posso ir ao médico sozinha, tem horas que eu até dou uma viajada depois fico desesperada pra lembrar o que ele falou, mas depois que as coisas ficaram ruins a Marly passou a ir comigo sempre, mas esta semana eu encarei a coisa com o Sam porque ela desmaia quando vê sangue, (eu desmaio quando vejo água kkkkkk) e precisava ir a uma aula sobre hemodiálise e diálise para escolher qual tipo vou querer. Eu não quero nenhuma delas, mas já que tenho que ficar preparada para o imprevisível é melhor saber tudo sobre os procedimentos. Eu já escolhi e no final de fevereiro dependendo dos exames eu vou colocar o que eles chamam de fístula para hemodiálise.
O que eu quero dizer mesmo é que a meditação me ajudou demais nas horas de desespero, mesmo quando eu ainda fraquejava, e ainda o faço, meditar me leva para um lugar onde eu encontro um pouco mais de paz e consciência.
A minha força tarefa pessoal me ajudou de todas as formas possíveis e até impossíveis, podem acreditar nisso e a meditação me ajudou na parte do equilíbrio emocional. Ok, só um pouquinho de equilíbrio, mas a culpa é minha e não da meditação. Eu sinto que melhorei, eu enxergo esta melhora quando consigo gargalhar novamente várias vezes ao dia.
Eu já estou melhor, mas quero fazer da meditação um hábito e acho que quem se interessar pode aprender, existem vários livros e vídeos com várias técnicas de meditação e explicações sobre o Budismo.
No meio de tanta dificuldade é preciso abrir espaço para entrar um pouco de alegria e ela vem quando meus filhos dizem que eu mostro pra todo mundo as fotos de quando estava inchada e nunca digo apenas não quando me oferecem comida, conto pra todo mundo que tenho um problema nos rins principalmente para pessoas que nunca vi na vida, mas se este é um motivo pra gente rir, vamos rir!

'O Lado Bom da Vida' é um filme de 2013, dirigido por David O. Russell, com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro.
Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

disse...

Oi lindonaaaa!
Te mandei mail, pq eu falo mto e escrevo mais ainda e acho que não coube aqui.
Mas não é culpa minha, tá?
É da tireóide, da hiperansiedade, kkkk...

Mega beijãooooooooo e continue meditando: tô adoraaaando!

PS: Sabe aquela história de que todo mundo tem um defeito? Esse é o meu UM: escrever e falar demais. Mas é só esse, viu? Sou perfeita no resto :)

Pandora disse...

Eu tenho um misto de curiosidade e simpatia pela filosofia oriental e pela religiosidade também. Também sou ansiosa como o que, no meu caso o que ajuda é a oração conversar com Deus, se isolar do mundo e dos problemas e ir contando em silêncio o que acontece... você fala... fala... e a medida que fala os problemas vão ficando menores, a gente pode fazer no silêncio do quarto ou fazendo qualquer coisa... É terapêutico para mim. Mas também gostaria de aprender a meditar, a focar na respiração e enfrentar as coisas com calma sem sofrer por antecedência, praticamente uma especialidade da casa.

E Marise, que bom que você tem encontrado jeitos de enfrentar o inevitável que vem com essa doença rara... Que bom que você é uma pessoa cercada de amigos e pessoas que te amam, se amor não resolve ele consola eu acho e nos apoia para enfrentar essas tragédias que vem com a vida!

Continuarei orando por você, para que tudo corra bem em seu tratamento e você possa continuar sorrindo!

Marise disse...

Rô, respondi e-mail!

Pandora, obrigada pelas palavras gentis e que me ajudam a ter forças pra continuar. Você é uma fofa e tem razão!

disse...

Passando pra deixar mais um mega abraço e agradecer pela resposta.
Te adoro de montãooooo!
Força aí, guria!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...