RSS

Like

As Vantagens e Desvantagens de ser Visível!

A primeira desvantagem é o choque! O impacto da notícia é forte, te joga no chão e leva seus parentes junto. É muito complicado enxergar todo o quadro no princípio de tudo.
É uma etapa de insegurança e medo. Dias de exames e espera até chegar a um diagnóstico.
Outra desvantagem é que não  tem graça, não  no princípio. É difícil debochar quando se está inchada parecendo o Beiçola da Grande Família e carregando um papo que sozinho devia pesar dois quilos.
Outra desvantagem é que o sonho de subir na vassoura e dar uma voltinha se torna realmente impossível já que o peso já não colabora mais, e pegar a vassoura para varrer é quase como ser obrigada a carregar um saco de cimento.
Se você não sabe usar patins não é esta a hora para aprender porque perde-se o equilíbrio com muita facilidade, eu cai várias vezes feito um saco de batatas. Eu não ia querer aprender a andar de patins, mas se desse vontade? 
Ruim mesmo é não poder comer nada e viver de vento e duas gotas de água, é um saco! Por isso eu fui em uma nutricionista especializada em doenças renais e ela me entregou uns papéis, me fez uma dieta detalhada e me ensinou muita coisa que eu não sabia sobre alimentação do nefropata. 
Uma pessoa normal pode comer lá uma quantidade tal de gramas em proteínas, acho que algo em torno de 1,2 g por quilo  e o nefropata pode comer 0,6 a 0,8 gramas de proteínas por quilo. No meu caso eu posso comer 52 gramas de proteína/dia. Podem fazer as contas para saberem quanto eu estou pesando, mas eu vou negar até o fim e vou avisando que eu tentei fazer as contas, mas não consegui chegar no peso certo, eu sou péssima em matemática.
Tudo tem proteína, 4 colheres de sopa de arroz tem 2g de proteína, um pãozinho de sal tem 4,5g de proteína, um bife de 40g tem 12g de proteína. Portanto, tudo que  eu como eu peso, aumento ou diminuo a quantidade para chegar ao peso permitido e só ai eu posso comer. 
Meu marido me deu uma balança, esta é uma vantagem, ganhar uma balança, ter marido também! 
A desvantagem é que eu passo o dia fazendo contas de quantas proteínas estou comendo. Por isso eu tenho uma calculadora enorme e a balança, comida que é bom, quase nada! Eu passo muito mais tempo pesando comida do que comendo!
Agora eu vou falar das vantagens.
Ontem eu fui conhecer a clínica de Hemodiálise e marcar a cirurgia para fazer o acesso, eles chamam de fístula. A vantagem é que te tratam com tanta atenção e delicadeza que fica difícil até chorar na frente deles! Sai de lá meio sem rumo, querendo correr pra outro lugar qualquer, bem longe da minha realidade, mas quanto mais a gente corre, mais a realidade nos alcança.
Chantagem! Todo doente tem direito à chantagem, mas é bom saber que você cansa e cansa também a família, então é melhor nem tentar ou não tentar muitas vezes porque eles já vão perceber que é drama apenas.
Gritos e choros. Todo mundo entende quando você está chorando e gritando com todo mundo porque você está passando um momento difícil, isso como se com saúde os momentos fossem fáceis! Tudo é difícil, a única coisa que é fácil na vida é falar mal dos outros, ou bloquear o dinheiro dos outros, mas vamos deixar isso pra lá.
A vantagem é que não existe vantagem e é preciso aprender a lidar com a possibilidade de um futuro mais difícil! É por isso que eu falei pra minha prima Vera que quando eu for fazer o tratamento ele vai passar a se chamar Émádiálise, porque eu sou má e não nego, mas tem uma vantagem, podia passar a se chamar Demodiálise, mas este nome eu vou deixar pra umas e outras ai que são saudáveis o suficiente para prejudicar os outros ou simplesmente não se importar e eu sou só má, nada mais que má,  eu juro! 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Lugirão disse...

Marise, faz tanto tempo que não visito os amigos.
Foi uma surpresa saber que você está doente. Problemas renais sempre maltratam o paciente, alguns anos atras tive um problema e tive que ser acompanhada por 2 anos pelo nefro, felizmente sarei.
Estou torcendo para que você enfrente essa situação da melhor forma possível, pena que parece ser cronico.
Mas procure não perder o seu bom humor .... rir sempre é o melhor remédio, senão para a enfermidade,mas para a sanidade mental.
Torço para que melhore ....

Lugirão disse...

Marise, faz tanto tempo que não visito os amigos.
Foi uma surpresa saber que você está doente. Problemas renais sempre maltratam o paciente, alguns anos atras tive um problema e tive que ser acompanhada por 2 anos pelo nefro, felizmente sarei.
Estou torcendo para que você enfrente essa situação da melhor forma possível, pena que parece ser cronico.
Mas procure não perder o seu bom humor .... rir sempre é o melhor remédio, senão para a enfermidade,mas para a sanidade mental.
Torço para que melhore ....

Marise disse...

Oi Lúcia! Faz muito tempo mesmo que a gente não se fala! Que bom te ver!
Eu também não ando muito por ai lendo não, é tanta coisa pra fazer que não dá tempo!

Fico feliz por você ter ficado boa, doença renal é difícil demais. A minha é crônica, não tem cura e eu posso perder a função renal a qualquer momento, mas é a vida, ou são os rins, o jeito é ir em frente.
Obrigada por vir e comentar. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...